Choros repentinos e o desejo de se ausentar de todas as responsabilidades são as características mais comuns que encontramos entre adultos e jovens com depressão, mas quando é necessário iniciar um tratamento para uma pessoa na terceira idade que se encontra ansiosa ou depressiva, os sintomas, na maior parte, estão concentrados em queixas de dores físicas, dificuldade para dormir ou comer e falhas na memória.
Muitos idosos preferem morar sozinhos ou ter mais tempo reservado, com privacidade, mesmo morando com um parente ou cuidador. Essa vida mais contemplativa não significa que está rodeada de tristeza se a pessoa sempre foi mais quieta e introspectiva, é muito importante saber distinguir a personalidade de uma pessoa antes de tratá-las como sintomas para que o idoso não venha se afundar em problemas psicológicos.
As ações preventivas para evitar a depressão para um idoso estão em atitudes simples, que na verdade beneficiam em muitos aspectos a vida num todo:
A depressão em idosos pode se manifestar a partir de uma série de problemas relacionados à terceira idade como o afastamento da família, a perda do papel social com a aposentadoria, falecimento do cônjuge e solidão. Limitações físicas e fatores clínicos também podem contribuir para o desenvolvimento de um quadro depressivo.
Problemas relacionados ao sexo também podem contribuir para o desenvolvimento de depressão. Homens que passam por cirurgia de próstata e que podem vir a ficar impotentes, por exemplo, mulheres na menopausa e que experimentam a sensação de perda da libido e dor durante a relação, baixa autoestima ou até mesmo o cansaço trazido pela velhice, tudo isso é motivo para causar problemas psíquicos.
O tratamento une a combinação de medicamentos antidepressivos e outras medicações se for preciso. Sessões de psicoterapia, o incentivo para desempenhar alguma atividades que contribuam para um papel na comunidade, convívio social, estimular os exercícios físicos e o bom cuidado da saúde.
O cuidado integral que se torna necessário para uma pessoa num quadro depressivo faz com que muitas vezes seja necessário a contratação de um cuidador de idosos ou até mesmo a permanência dele numa casa de repouso.
Confiar os cuidados de um ente querido não é abandono, mas uma maneira de oferecer o melhor tratamento que está ao seu alcance.
Nosso blog tem o objetivo de acolher e informar as famílias que estão nesse momento aprendendo a vencer dia após dia suas dificuldades para oferecer a melhor estrutura para o seu ente querido que está com a idade avançada.
Se essa matéria foi útil para você, compartilhe-a também com outras pessoas nas suas redes sociais.
WhatsApp us