Um diagnóstico de pneumonia nunca é bom, mas quando ele é dado a um idoso surge uma preocupação muito maior, afinal, uma doença assim pode agravar a saúde desse paciente e por isso é muito importante estar atento ao sintomas que o corpo pode está demonstrando.
Pneumonias são infecções que se instalam nos pulmões. Podem acometer a região dos alvéolos pulmonares, onde desembocam as ramificações e terminais dos brônquios. E, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).
São provocadas por bactérias, vírus, fungos e/ou reações alérgicas no espaço alveolar – local onde efetivamente ocorre a troca gasosa (Oxigênio e Dióxido de Carbono).
É bom tranquilizar os familiares lembrando que há tratamento e nem sempre é necessário uma internação. Não é porque se trata de um paciente idoso com pneumonia que esse deva permanecer hospitalizado. Cada caso é um caso. A idade de maneira isolada não é o fator determinante, mas sim, a condição de saúde.
O que precisa ser acompanhado um pouco mais de perto é a pneumonia somada a outras enfermidades. Alguém que é diabético precisa ficar internado no hospital durante o tratamento para que os medicamentos para o tratamento de uma pneumonia, por exemplo, sejam ministrados juntos do de diabetes e assim, o paciente é observado para ser prontamente atendido caso ocorra alguma complicação.
O tratamento das pneumonias requer o uso de antibióticos em caso de origem bacteriana ou fúngica e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias.
Uma pessoa mais velha possui uma reserva funcional respiratória e cardíaca menor que as demais que ainda não chegaram na terceira idade.
Reserva funcional respiratória é a capacidade de respirar medida em volume de ar.
Reserva funcional cardíaca está relacionada à capacidade de o coração movimentar o sangue no corpo.
A explicação acima nos mostra porque podem acontecer casos de complicações tão rápidas em paciente de idade avançada em tratamento contra a pneumonia se associados, principalmente, a doenças cardíacas e respiratórias.
A febre é algo que precisa ser bastante considerada num idoso. Se há febre é necessário uma investigação médica, associada aos sintomas que acabamos de listar a pneumonia pode ser diagnosticada e é ela (a febre) o grande termômetro para demonstrar que a doença está sendo combatida, a diminuição da temperatura e em seguida a normalização dela apontará o sucesso do tratamento.
• Fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos;
• Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório;
• Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias;
• Resfriados mal cuidados;
• Mudanças bruscas de temperatura.
• Alergias Respiratórias e Pneumoconioses.
Nosso blog tem o objetivo de acolher e informar as famílias que estão nesse momento aprendendo a vencer dia após dia suas dificuldades para oferecer a melhor estrutura para o seu ente querido que está com a idade avançada.
Se essa matéria foi útil para você, compartilhe-a também com outras pessoas nas suas redes sociais.
WhatsApp us