Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. É causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina, que é um neurotransmissor (substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas).
A maneira mais popular de identificarmos o Parkinson é ao percebermos o tremor de uma pessoa, normalmente nas mãos. Isso acontece porque seu organismo não está produzindo dopamina, logo, o controle motor do indivíduo é perdido.
Todas as pessoas ao envelhecerem tem a morte progressiva das células nervosas que produzem dopamina. Mas quando essa perda acontece de maneira mais acelerada, os sintomas da doença surgem.
Não se sabe exatamente quais os motivos que levam a essa perda progressiva e exagerada de células nervosas (degeneração), muito embora o empenho de estudiosos deste assunto seja muito grande. Admitimos que mais de um fator deve estar envolvido no desencadeamento da doença. Esses fatores podem ser genéticos ou ambientais. (Fonte: Hospital Albert Einsten).
Sintomas motores:
Sintomas não-motores:
O diagnóstico se da por meio clínico, a especialidade mais capacitada para essa constatação é o neurologista, pois é necessário saber distinguir o Parkinson de outras que também influenciam no movimento do corpo.
Os medicamentos para o tratamento dessa patologia são sintomáticos, ou seja, eles repõem parcialmente a dopamina que está faltando e, desse modo, melhoram os sintomas da doença. Atualmente existem muitos medicamentos antiparkinsonianos, cabe ao profissional avaliar qual a melhor combinação para cada paciente.
Somadas as drogas farmacológicas, o tratamento deve ser somado a: fisioterapia, fonoaudiologia, suporte psicológico e nutricional, atividade física entre outros é melhorar a qualidade de vida do paciente, reduzindo o prejuízo funcional decorrente da doença, permitindo que o paciente tenha uma vida independente, com qualidade, por muitos anos.
Nosso blog tem o objetivo de acolher e informar as famílias que estão nesse momento aprendendo a vencer dia após dia suas dificuldades para oferecer a melhor estrutura para o seu ente querido que está com a idade avançada.
Se essa matéria foi útil para você, compartilhe-a também com outras pessoas nas suas redes sociais.
WhatsApp us