A demência em si não é uma doença. Ela é a combinação de (pelo menos dois) sintomas cognitivos e sociais como a perda de memória e capacidade de raciocínio, isolamento, depressão, problemas de aprendizagem ou de linguagem, agressividade, etc. Ela é progressiva e persistente, logo não existe cura, e é mais comum a partir dos 65 anos.
A demência na terceira idade é um dos primeiros sintomas do Alzheimer, o que causa confusão nos parentes de idosos que apresentam esse quadro. Mas, sabendo que existem outros tipos de demência, fica claro que as duas não são a mesma coisa.
Fonte: KDCare
É importante conhecer bem a condição do idoso com tal diagnóstico: muitas vezes ele pode não saber se comunicar com eficiência, pode possuir restrições motoras ou fisiológicas (precisando usar fraudas adultas ou outros acessórios para a incontinência), não sabem lidar com as emoções e com a agressividade ou possuem restrição de memória . Saber sobre essas questões pessoais vai permitir que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida.
Essa é uma doença que afeta muito a personalidade, por isso, para diminuir os atritos é muito importante valorizar e priorizar o diálogo. Sempre avise a pessoa o que precisa ser feito: hora da refeição, banho, caminhada… Prepará-lo para determinada situação terá dela uma resposta bem melhor. Estabelecer uma rotina tende a facilitar a vida do idoso e do seu cuidador.
O tratamento para a demência busca retardar a sua progressão – e o papel do cuidador e da família faz toda a diferença. Por exemplo, se o idoso tem dificuldade de se vestir sozinho, mas que ainda consegue andar por conta própria, os esforços são no sentido de manter a capacidade de caminhar sozinho pelo maior tempo possível. Se a fala e a expressão oral ainda ocorrem, mesmo que com dificuldade, há um empenho para que a pessoa continue se comunicando.
O cuidado integral que se torna necessário para uma pessoa com demência faz com que muitas vezes seja necessário a contratação de um cuidador de idosos ou até mesmo a permanência dele numa casa de repouso.
Confiar os cuidados de um ente querido não é abandono, mas uma maneira de oferecer o melhor tratamento que está ao seu alcance.
Nosso blog tem o objetivo de acolher e informar as famílias que estão nesse momento aprendendo a vencer dia após dia suas dificuldades para oferecer a melhor estrutura para o seu ente querido que está com a idade avançada.
Se essa matéria foi útil para você, compartilhe-a também com outras pessoas nas suas redes sociais.
WhatsApp us