Assim como na infância temos os pediatras para atenderem crianças, obstetras para gestantes, na terceira idade o médico que deve acompanhar o idoso é o geriatra.
Essa é uma informação que vale a pena ser compartilhada com todas as famílias que tem a responsabilidade de cuidar de um idoso, independente se ele esteja necessitando de algum tratamento especial ou gozando de plena saúde.
Ainda há quem desconheça essa informação e tem o hábito de levar seus pais, avós ou tios em diversas especialidades, mesmo para consultas preventivas ou de acompanhamento. Imagine só se isso ocorre por desconhecer a existência de um geriatra?!
Concentrando em um só médico uma família pode ter economia de tempo, financeira e o paciente pode criar um vínculo com o profissional, permitindo que ele seja capaz de reconhecer qualquer problema que possa surgir e então encaminhá-lo para um especialista, se necessário. Normalmente, as áreas que mais se tornam parceiras dos médicos geriatras são os neuros e cardiologistas.
Por se preocupar integralmente com o paciente, ele é capaz de distinguir as mudanças anatômicas, psicológicas e funcionais que já são comuns ao processo do envelhecimento — provenientes de possíveis doenças e distúrbios que também podem vir a ocorrer nessa fase da vida.
É considerado um idoso a pessoa que atinge os 60 anos, porém, o indicado é que a primeira consulta com esse profissional aconteça um pouco antes de atingir tal marco, sendo chamado esse primeiro contato de geriatria preventiva.
Somando os cuidados médicos e os bons hábitos alimentares e de estilo de vida, o idoso tende a ter uma vida cheia de qualidade podendo afirmar ter atingido a melhor idade.
Nosso blog tem o objetivo de acolher e informar as famílias que estão nesse momento aprendendo a vencer dia após dia suas dificuldades para oferecer a melhor estrutura para o seu ente querido que está com a idade avançada.
Se essa matéria foi útil para você, compartilhe-a também com outras pessoas nas suas redes sociais.
WhatsApp us
1 Comments
👏👏👏👏👏👏👏🙏🙏🙏🙏❤