Quando o assunto são as novas tecnologias ninguém fica de fora e essa afirmação é a mais pura verdade, estudos mostram que o idoso foi um público que aumentou significativamente na utilização da internet.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feito no quarto trimestre de 2017: dentre os 10 milhões de novos usuários de internet, 23% tinham 60 anos ou mais. Em 2016, o percentual de idosos acessando a internet em relação ao total de internautas era de 24,7%, e saltou para 31,1% em 2017, uma variação de 25,9%.
Nessa mesma pesquisa, encontramos um dado no mínimo curioso: “a população idosa do Brasil em 2018 era de 28 milhões de pessoas, e a expectativa do próprio Instituto é de que, em dez anos, o número de idosos chegue a mais de 38 milhões de pessoas. A projeção para 2030, por exemplo, é de que, pela primeira vez, a população idosa brasileira seja mais numerosa que a de crianças, passando dos 43 milhões”.
Lendo tais informações, podemos dizer que o idoso e a internet tem uma relação incomum, que já não é mais possível excluir esse público da vida online.
É muito importante que os filhos, cuidadores e familiares em geral tenham paciência para ajudar às pessoas mais velhas a utilizar as redes sociais e aplicativos que ela possa precisar.
Durante esse ensino, é válido já mencionar a maldade do mundo online, pois, assim como vemos pessoas e empresas aplicando golpes com frequência por telefone ou pessoalmente em um idoso, isso pode acontecer de maneiras muito mais frequentes diante da tela de um celular, tablet ou computador.
Um idoso não é uma criança, onde temos que explicar até mesmo o que é um comportamento maldoso, pois ela ainda está descobrindo o mundo, mas a realidade virtual é uma novidade para as pessoas acima de 60 anos que pode se tornar uma vítima pela falta de compreensão desse universo tão recente, parte da vida moderna e muito mais comum as pessoas mais jovens.
Nosso blog tem o objetivo de acolher e informar as famílias que estão nesse momento aprendendo a vencer dia após dia suas dificuldades para oferecer a melhor estrutura para o seu ente querido que está com a idade avançada.
Se essa matéria foi útil para você, compartilhe-a também com outras pessoas nas suas redes sociais.
WhatsApp us