O cuidado que a família dedica a um idoso é enorme, quando esse está em tratamento contra alguma doença ele é aumentado e a preocupação financeira surge, se a listagem de medicamentos necessários começam a aumentar surge uma apreensão de como será possível sanar todas as necessidades da família, não é mesmo?!
Por esse motivo, o Governo Federal criou em 2004 o Programa Farmácia Popular. Ele é voltado para a população de baixa renda, na compra de medicamentos com valores mais em conta. O programa foi idealizado em uma ação conjunta entre Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que passou a ser a executora do projeto.
Em 2006, o programa ampliou com o surgimento do Aqui tem Farmácia Popular, em 2018 ele alcançou a marca de 38 milhões de brasileiros beneficiados segundo o Ministério da Saúde. Esse número representa 20% da população do País. O programa está presente em 80% dos municípios, uma rede de 34.682 farmácias espalhadas por todo o Brasil.
A farmácia popular oferece 25 produtos, sendo 14 deles gratuitos. Os demais medicamentos possuem um desconto de até 90% na compra. Conforme o Ministério da Saúde, o projeto beneficia atualmente mais de nove milhões de pessoas, sendo a grande maioria na faixa etária dos 60 anos. Os medicamentos mais procurados são os para hipertensão e diabetes.
A listagem de medicamentos que participam desse programa foi criado baseado numa pesquisa do próprio Ministério da Saúde. Através dele foi determinado os tratamentos mais comuns na realidade do povo brasileiro com menor condições financeiras.
Quando os medicamentos receitados não estão disponíveis para serem retirados gratuitamente nas farmácias parceiras, o paciente com direito ao programa paga 10% do valor e o Governo Federal assume os outros 90%.
Todo cidadão de baixa renda, mediante apresentação da receita médica válida (365 dias para anticoncepcionais e 180 dias para os demais medicamentos ou fraldas geriátricas), juntamente com um documento com foto.
Para ser aceita a receita deve obrigatoriamente conter assinatura do médico e carimbo, bem como o endereço do estabelecimento de saúde, o nome e o endereço do paciente, e a data da prescrição.
Nosso blog tem o objetivo de acolher e informar as famílias que estão nesse momento aprendendo a vencer dia após dia suas dificuldades para oferecer a melhor estrutura para o seu ente querido que está com a idade avançada.
Se essa matéria foi útil para você, compartilhe-a também com outras pessoas nas suas redes sociais.
WhatsApp us